Make your own free website on Tripod.com

Clube de Leitores de Ficção Científica

Informativo Mensal

 

Abril 2001

=======================================================

 

Prêmio Nebula 2000, os indicados

 

Categoria Romance:

 A Civil Campaign, Lois McMaster Bujold (Baen)

 Crescent City Rhapsody, Kathleen Ann Goonan (Avon Eos)

 Darwin's Radio, Greg Bear (Del Rey)

 Forests of the Heart, Charles de Lint (Tor)

 Infinity Beach, Jack McDevitt (HarperPrism)

 Midnight Robber, Nalo Hopkinson (Warner Aspect)

 

Novella:

 "Argonautica", Walter Jon Williams (Asimov's Oct/Nov 1999)

 "Crocodile Rock", Lucius Shepard (F&SF Oct/Nov 1999)

  "Fortitude", Andy Duncan (Realms of Fantasy Jun 1999)

 "Goddesses", Linda Nagata (Sci Fiction Jul 2000)

 "Hunting the Snark", Mike Resnick (Asimov's Dec 1999)

 "Ninety Percent of Everything", Jonathan Lethem, James Patrick Kelly & John Kessel (F&SF Sep 1999)

 

Noveleta:

 "Daddy's World", Walter Jon Williams (Not of Woman Born Roc,ed. Constance Ash)

 "A Day's Work on the Moon", Mike Moscoe (Analog Jul/Aug 2000)

 "Generation Gap", Stanley Schmidt (Artemis #1, Spring 2000)

 "How the Highland People Came to Be", Bruce Holland Rogers (Realms of Fantasy Aug 1999)

 "Jack Daw's Pack", Greer Gilman (Century 5, Winter 2000)

 "A Knight of Ghosts and Shadows", Gardner Dozois (Asimov's Oct/Nov 1999)

 "Stellar Harvest", Eleanor Arnason (Asimov's Apr 1999)

 

Conto:

 "The Fantasy Writer's Assistant", Jeffrey Ford (F&SF Feb 2000)

 "Flying Over Water", Ellen Klages (Lady Churchill's Rosebud Wristlet No. 7, Oct 2000)

 "The Golem", Severna Park (Black Heart, Ivory Bones Avon, ed. Ellen Datlow & Terri Windling)

 "macs", Terry Bisson (F&SF Oct/Nov 1999)

 "Scherzo with Tyrannosaur", Michael Swanwick (Asimov's Jul 1999)

 "You Wandered Off Like a Foolish Child To Break Your Heart and Mine", Pat York (Silver Birch, Blood Moon Avon, ed. Ellen Datlow & Terri Windling)

 

Script:

 Being John Malkovich, Charlie Kaufman (Propaganda Films)

 Dogma, Kevin Smith (View Askew Productions)

 Galaxy Quest, David Howard & Robert Gordon (DreamWorks SKG)

 The Green Mile, Frank Darabont (from the novel by Stephen King)(Castle Rock/Warner Bros.)

 Princess Mononoke, Hayao Miyazaki & Neil Gaiman (Miramax Films/ Studio Ghibli [Japanese version: "Mononoke Hime" 1997])

 Unbreakable, M. Night Shyamalan (Touchstone Pictures)

 

Os vencedores serão anunciados dia 29 de abril.

 

 

Carla Cristina Pereira indicada ao "Oscar" da HA

 

O conto "Xochiquetzal e a Esquadra da Vingança" da autora brasileira Carla Cristina Pereira, escrito especialmente para a antologia PHANTASTICA BRASILIANA [Editora Ano-Luz, 2000] e também publicado em Portugal na antologia bilíngüe PECAR A SETE / SINNING IN SEVENS [Simetria, 1999 — com tradução para o inglês de David Prescott] e na revista australiana de FC&F ALTAIR (# 6 / 7) é um dos trabalhos indicados (isto é: incluídos na lista de leitura dos juízes) na categoria "short form" para o SIDEWISE AWARDS for Alternate History, edição 2000.

 

Até onde se sabe, este é o primeiro trabalho de FC&F brasileira a ser indicado para um prêmio no mundo da FC&F anglo-saxã, e "Xochiquetzal" (título da versão em inglês) é o primeiro trabalho de Carla publicado no estrangeiro. O segundo foi a noveleta "Longa Viagem Para Casa", vencedor da edição 2000 do PRÊMIO SIMETRIA, que será publicada em breve no Brasil pela Ano-Luz numa versão mais "hardcore" na antologia temática de Sexo & FC&F.

 

Essa indicação pode ser encarada como uma espécie de CENTRAL DO BRASIL da FCB: sua indicação é importante e, num certo sentido, traz prestígio para os autores de FCB como um grupo. Este fato em si, não é pouca

coisa. Mas não podemos estar certos de que "Xochiquetzal" irá vencer esta parada, até pelo fato dos juízes não serem profundos conhecedores da História dos Descobrimentos e muito provavelmente ignorarão as nuances mais interessantes do conto. Outro fator agravante é a concorrência de duas noveletas do Kim Newman, ambas passadas no mesmo universo de ANNO DRACULA, e da estupenda novela de Peter F. Hamilton, WATCHING TREES GROW.

 

Além do vencedor, a critérios dos juízes, podem ser atribuídas duas ou mais menções honrosas, que passarão a constar na página da Premiação como "Winners and Nominees", fazendo jus à uma placa e um diploma de finalista.

 

 

Dimensão X

 

A revista Dimensão X a princípio pareceu um lance oportunista da editora Escala; fazer uma revista-clone de baixíssima qualidade de alguma coisa que já esteja no mercado e faturar um pouco pelas bordas -- no caso, a "clonada" seria a SciFi News -- mas o conteúdo da D-X foi uma surpresa agradável: uma revista de Sci-Fi com ares de FC.

 

Tem matérias sobre PK Dick e Frank Herbert; uma página sobre quadrinhos independentes; uma matéria sobre arquivo-X de apenas página e meia; e mais espaço dedicado a Babylon 5 que a Star Trek...

 

O mistério se resolveu no expediente: a revista é uma produção da Editora  Activa; a Escala, pelo jeito, só imprimiu e distribuiu. E o editor é Gilberto Schroereder!

 

Pra ser a melhor revista de e sobre FC do Brasil, só falta um espaçozinho para ficção original.

 

 

Projeto Voyage

 

Baseado em seu romance de FC publicado nos anos 80 pela editora Edicon, Ghaba deu mais um passo em seu ambicioso projeto Voyage, um pacote ficcional-fantasia multimídia que está tendo grande repercussão entre os internautas.

 

Vale a pena visitar: http://www.projetovoyage.cjb.net

 

 

+ Sci-Fi nas Telas

 

A Fox estreou duas séries: a primeira, criada pelo James Cameron, é Dark Angel. O horário é domingo as 21:00. A outra é Freaklinks, cujo piloto não entusiasmou quem assistiu.

 

 

Publicações

 

Amazon na Amazon

 

O romance "slipstream" (um pé na FC, um pé no mainstream) de Ataíde Tartari, Amazon, acaba de ser publicado nos EUA pela Writers' Club Press, imprint da editora iUniverse.

 

Para quem lê em inglês, ele pode ser facilmente encontrado na Amazon.com. Basta digitar "ataide" no campo de busca do site. (Se digitar "amazon" aparecerão dezenas de opções.) No site da editora (www.iuniverse.com), porém, é possível ver a capa, a sinopse e ainda folhear umas páginas.

 

Eis um breve resumo do enredo:

 

Dan Backwood, criador de um foguete reutilizável para lançamento de satélites, chega na cidade de Manaus onde vive seu antigo colega de escola Keith Fernside, um ecologista que trabalha no Inpa. O plano de Dan é, com a assessoria de Keith, construir uma plataforma para lançamento de foguetes na Amazônia. Porém, em uma expedição pelos rios da Amazônia, Keith, sua esposa e Dan caem em um triângulo amoroso. Como resultado, Keith perde sua esposa para Dan e sua perna direita para as piranhas.

 

Quatro anos mais tarde, Keith junta-se a militantes nacionalistas contrários à permanência da base de lançamento de Dan. Enquanto isso, Dan enfrenta o brigadeiro Boaventura, ministro da aeronáutica. O brigadeiro quer usar seu foguete para lançar satélites do projeto Trincheira Norte, espécie de Linha Maginot através da floresta ao norte do País. As Nações Unidas são contra este projeto e decidem intervir para evitar danos à floresta. Com a chegada das tropas da ONU, Dan vê-se encurralado entre dois comandos militares e os militantes nacionalistas liderados por Keith.

 

 

A Síndrome e o Jabuti

 

'Síndrome de Quimera' de Max Mallmann é um dos dez finalistas, na categoria romance, do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em um prêmio com este prestígio, a simples indicação já é uma vitória.

 

A 'Quimera' está tendo uma recepção bastante boa, tanto de crítica quanto de público. Nos primeiros três meses desde o lançamento, o livro vendeu quase 1.300 exemplares (1.262, para ser exato). A tiragem foi de dois mil.

 

      

Sociais

 

Show do Braulio

por Eduardo Torres, que estava na fila do gargarejo ao lado de Max Mallmann

 

Braulio e' um verdadeiro show man, gente! Comunicação ágil, criativa, fluente, instigante, irônica e bem humorada com a platéia (a 'conversa' inicial, embora espontânea e coloquial, era tão poetica que Braulio foi aplaudido em cena aberta).

 

Braulio nos brindou com historias e causos - como introitos para verdadeiros poemas cantados ao som de seu violão - desde a lenda de N. Sra. Do Rosario ate' a vida de Robert Johnson, o seminal musico de blues do inicio do século, passando pela sua canção de Ramon, o andarilho e uma nova versão para Tamborine Man de Dylan (antecedida do inédito causo do encontro de Dylan com Jacqson do Pandeiro) e ainda um criativo 'rock  verdadeiramente brasileiro', com melodia de Beatles e ritmo e letras misturando cordel, coco, baião, maracatu, samba, o escambau.

 

Recordou a musica de Elba Ramalho com sua letra que deu impulso a sua carreira e como bonus especial recitou algumas poesias eroticas sensacionais, com destaque para a aplaudidissima 'Buc...a Cabeluda', que harmoniza palavras, digamos, desabridas, com um lirismo tocante de imagens. E ainda encontrou tempo de falar de FC e citar Asimov!

 

N. do E.: Este show foi dia 19 de março, às 20 h no ESPÍRITO DAS ARTES - COBAL DO HUMAITÁ, Rio de Janeiro.

 

 

A Festa dos Novos Macacos

por Blek 

 

Estava eu passando poucos dias na nossa Veneza tropical (São Paulo, não Recife) quando fui convidado para uma sessão premiere do 'Filme mais esperado do ano'.

 

Lá estava eu, entre os 'vips', de sapatos engraxados e gel no cabelo, (ou seria o contrario ?) naquele belo anfiteatro de um banco estrangeiro que não cabe aqui a propaganda gratuita.

 

Um notavel "ooohhhh" da platéia quando a grande tela se iluminou com a abertura (uma mistura de 'Mad Max' com o 'Homem que caiu na Terra' ) de 'Planet of the Apes - Rule the Planet'.

 

Passada a surpresa e os primeiros cinco minutos, me dei conta que eu mesmo não era exatamente um fã dos filmes (5 ? ) que exploraram o filão aberto pelo primeiro 'Planeta dos Macacos'. Na minha memoria, surgiam sem parar momentos contraditorios como o aparecimento da Estatua da Liberdade e aquela mãe-macaca fugindo dos tiros dos terriveis homens brancos, ou pelados, ou sei lá como chamavam. E ainda com pouca certeza, me lembro de uma serie de TV, mas pode ter sido um pesadelo repetitivo.

 

Tentei afastar-me das recordações desfavoráveis, afinal de conta era um filme do genial Tim Burton, sempre criativo, apesar de 'Batman'. Mas não foi muito feliz desta vez. Em momento algum o filme parece decolar. Não adianta também possuir todos os bonequinhos do primeiro filme, por que aqui os personagens são outros, é um outro planeta, apenas permanecem os macacos, e uns tais 'humanos'...

 

Nem o gostinho de rever o Charlton Heston (era mesmo?) apaga a dolorosa interpretação de Mark Walberg (quem ? não seria Mark Mark, aquele menudo que gostava de tirar a roupa em filmes pornô), o mocinho típico, intrepido e destemido.

 

Tem ainda o bom e sabio, o mau e perverso, a bela mocinha e criancinhas indefesas, clamando por nosso herói (americano). Não, não estou falando de 'Waterworld'...

 

Apesar do diretor declarar que não estava tentando fazer um remake do filme original, mas explorar as possibilidades deste 'mundo insólito', 'Rule the World' não me convenceu ou empolgou. O filme chega ao final como tantos outros, nada brilhante ou inesperado. A melhor eu ouvi de um cara na saída:

 

'Trata-se do 'Gladiador' na versão símio !'

 

 

A Reunião de Março

 

Apesar da exibição de Metrópolis e da tradicional pizza, a última reunião foi basicamente administrativa, com a presença do presidente. Em resumo, foi decidido que:

-Será aberta uma conta-poupança conjunta, em nome de Gerson Lodi-Ribeiro e Matias Perazoli, destinada única e exclusivamente para a movimentação do dinheiro do clube até o final do mandato desta Diretoria.

-O Matias irá “reativar” a página do CLFC na Internet, absorvendo este Informativo Mensal, que a partir de agora será publicado exclusivamente por meio eletrônico.

-O Somnium continuará sendo editado interinamente por Alfredo Keppler, com periodicidade mensal a partir de Maio/2001.

 

 

Próxima Reunião

 

A reunião de abril será no sábado, dia 28, na R. José Paulino 7, junto ao metrô Luz, a partir das 15:00 hs, com exibição especial de vídeo do filme Aldeia dos Amaldiçoados.

 

Às 20:00 hs teremos a Noite da Pizza no Presto Pizza, R. Esmeralda, 39 - Aclimação.

 

 

Nossos Aniversariantes

 

Data CLFC No.

Abril

8     230  Gabriel de Paula Machado

10   244  Paulo Roberto Campos Ducap

16   147 Augusto Cesar Baptista Areal

20   138 Sylvio Gonçalves de Oliveira Jr

20   454 Guy Mendes Pinheiro de Vasconcellos

23   463 Alexander Meireles da Silva

24   140 Anna Creusa Zorzella Zacharias

28   70   Claudio Gonçalves Tiago

30   387 Elizabeth Machado Kluck

Maio

5     5     Walter da Silva Machado

8     33   Rubenildo Pithon de Barros

8     469  Carlos Eugenio Baptista

9     47   André Carneiro

10   372  Daniela de Almeida Bittencourt Moraes

16   85   Fábio Fernandes da Silva

19   114  Ivo Luiz Heinz

23   293  Rogério Amaral de Vasconcelos

25   204  Alfredo Franz Keppler Neto

28   17   José dos Santos Fernandes

 

Este Informativo foi editado por Ataíde Tartari   atartari@ig.com.br

O CLFC pode ser contatado pela Caixa Postal 2105, Ag. Central, S.Paulo-SP, CEP 01060-970, e acessado em www.members.tripod.com/~CLFC Presidente: Gerson Lodi-Ribeiro   glodir@unisys.com.br